EBONY AND CRYSTAL, por CLARK ASHTON SMITH. (Quarto, 152 págs. The Auburn Journal, Auburn, Calif., 1923.)
Entre as esterilidades urbanas de nossos Brâmanes barbudos e as clínicas psicanalíticas de nossos intelectuais mais jovens, a poesia americana vai de mal a pior, de fato; uma condição expressa com melancólica força por George Sterling em sua introdução ao terceiro livro de versos de Clark Ashton Smith. Mais verdadeiramente sensível aos sonhos mais selvagens dos homens, e mais sublimemente cósmico em seu voo imaginativo pelo caos sem cartas da fantasia do que qualquer versificador nativo desde Poe, o Sr. Smith permanecido em relativa obscuridade fora de seu domínio californiano devido a um público treinado para desconfiar da beleza e da aventura do espírito.
“Ebony and Crystal” é a repudiacão destemida de um artista ao mundo dos bondes e caixas registradoras, complexos freudianos e testes Binet-Simon, em favor de reinos de estranheza exaltada e iridescente além do espaço e do tempo, mas tão reais quanto qualquer realidade porque os sonhos assim os fizeram. O Sr. Smith escapou do fetiche da vida e do mundo, e vislumbrou a beleza perversa e titânica da morte e do universo; tomando o infinito como sua tela e registrando com temor os caprichos de sóis e planetas, deuses e demônios, e horrores cegos e amorfos que povoam jardins de fungos policromáticos mais remotos que Algol e Achernar. É um cosmo de chama vívida e abismos glaciais que ele celebra, e a luxuriante coloração com que o povoa só poderia nascer de nada menos que puro génio.
A culminação da visão exótica do Sr. Smith é talvez alcançada na longa e fantasmagórica procissão de pentâmetros em versos brancos intitulada “The Hashish-Eater; or, The Apocalypse of Evil”. Nesta descida frenética através de golfos sem nome de terror interestelar, o californiano apresenta um desfile narcótico de vermelhão venenoso e sombras paralisantes cujo conteúdo é igualado apenas por seu meio verbal; um meio que envolve um dos vocabulários mais opulentos e exigentemente seletos já dominados por um escritor de língua inglesa.
O Sr. Smith, nascido em 1893, foi o autor de um volume surpreendente aos dezenjenigenove anos. Manteve-se fiel ao esplendor que não conhece grilhões e, seja em suas orgias cósmicas ou em seus poemas de amor mais simples, sempre cumpriu a aspiração cabelliana — “escrever perfeitamente sobre belos acontecimentos”.