Hoje surge uma nova onda de interesse pela especulação filosófica. A dissolução das velhas doutrinas sob a influência da ciência no século XIX deu origem, por algum tempo, a um materialismo racional do qual Huxley e Haeckel foram exemplares conspícuos; mas o desmoronamento posterior dos padrões morais, em meio à vertigem da libertação mental, acarretou uma sensação de inquietação e pânico cerebral, e no momento testemunhamos o espetáculo divertido de uma reação desesperada por abrigo sob a asa de uma crença sobrenatural, seja concebida cegamente sem reflexão inteligente, seja tenuamente modificada para acomodar tantos ângulos da verdade científica quanto possam ser acomodados por um sistema de origem extrarracional.
Daí brotam o Fundamentalismo e o Modernismo: ambas reações emocionais defensivas contra o caos ético do presente; e, como tais, merecedoras do respeito sincero de todos que compreendem que a única beleza da vida reside em seus padrões tradicionais. Não seria o desejo de nenhum materialista responsável destruir ou combater as principais condições sociais para as quais esses crentes fervorosos apontam; e o ataque máximo da lógica à fé serve apenas para substituir uma razão irracional por uma razão racional para a vida e o pensamento ordenados.
O materialista nega que qualquer padrão seja divino ou absoluto, e libertaria nossas concepções de conduta daqueles grilhões sobrenaturais que transmitem uma perspectiva falsa e fazem com que o antigo crente perca seu senso moral assim que perde sua fé. A conduta, é claro, é apenas uma questão secundária na busca pela verdade. Mas, na medida em que o materialista moderno se interessa por ela, ele apenas recomenda com gentil cinismo a adesão de cada pessoa ao sistema ético em que foi criada, como constituindo a única fonte autêntica, em um cosmo sem propósito e desprovido de padrões absolutos, daqueles padrões relativos necessários para a vida ordenada e o conforto mental da humanidade.
Muitos argumentos falaciosos continuam a ser apresentados por aqueles que trabalham pela sobrevivência da religião. Os fundamentalistas, é claro, não argumentam; mas os modernistas são muito engenhosos ao adaptar a linguagem e as concepções de seu antigo inimigo, a ciência, aos seus próprios usos, esperando assim efetuar uma reconciliação com esse poderoso adversário. A principal de suas alegações é aquela que afirma a existência de uma “alma” e a verdade da imortalidade, proclamando a mente como uma coisa e, em seguida, invocando o princípio científico da conservação da matéria e da energia para provar que ela nunca pode ser destruída — um argumento que, é claro, não apenas confunde o princípio mental geral com a personalidade individual, mas esquece que a lei da conservação nega a nova criação, bem como a destruição da matéria e da energia, um ponto que não permitiria o nascimento de novas almas! Para o materialista, a mente parece muito claramente não ser uma coisa, mas um modo de movimento ou forma de energia.
Ora, embora a soma de energia no universo seja (falando sem referência às descobertas muito recentes na física e na química intra-atômica) virtualmente indestrutível, vemos muito claramente que ela está eminentemente sujeita a transformações de uma forma para outra. A energia mecânica torna-se eletricidade sob as condições apropriadas e, sob outras condições, essa eletricidade torna-se luz e calor. Nada se perde, mas tudo se transforma.
Agora considero o princípio vital exatamente como tal forma de energia — e a mente é apenas uma das muitas manifestações complexas desse princípio. É um produto e atributo de certas formas e processos da matéria; e quando essa matéria é desintegrada, ela deixa de existir — assim como o calor molecular deixa de existir com a dispersão ou desregulação das moléculas materiais que o tornam possível. Nada se perde, assim como quando a energia elétrica é transformada em energia luminosa; mas ocorre uma metamorfose completa, e a identidade da mente e da vida se apaga à medida que as unidades de energia desaparecem em outras formas — principalmente calor radiante e outras ondas no éter. A mente não é mais imortal do que a chama de uma vela. A chama é igualmente imortal, se quisermos adotar uma visão poética e refletir que as unidades de energia nela contidas nunca se perdem para o universo, mas são apenas dissipadas e incorporadas em outras formas e fenômenos.
“César imperial, morto e transformado em argila,
Poderia tapar um buraco para manter o vento longe.”
Poder-se-ia acrescentar, como observado acima, que a descoberta ultramoderna, baseada nos fenômenos da radioatividade, abriu vistas amplas e estranhas e, talvez, derrotado em última análise a ideia da indestrutibilidade da matéria e da energia. Enquanto a matéria e a energia são claramente indestrutíveis no que tange a quaisquer princípios compreendidos até agora, parece cada vez mais claro que a força e a substância cósmicas possuem outras e mais profundas relações e limitações — cuja afinidade com os fenômenos que conhecemos é como a do ponteiro das horas para o ponteiro dos minutos ou dos segundos em um relógio.
Parece, à luz das descobertas recentes, que toda a matéria está em um estado de equilíbrio entre a formação e a desregulação — evolução e involução — e que o cosmo infinito é como um vasto retalho de céu de verão do qual pequenas nuvens cirrus se reúnem aqui e ali, para logo em seguida se dissolverem novamente no nada. Os universos que conhecemos correspondem a essas pequenas nuvens cirrus do céu de verão, sendo meramente aglomerações transitórias de elétrons condensados a partir daquele campo de elétrons não agrupados que chamamos de espaço, e prestes a se dissolverem novamente nesse espaço. Esse processo de formação e destruição é o atributo fundamental de toda entidade — é a Natureza infinita, e ela sempre foi e sempre será. O mundo, a vida e o universo que conhecemos são apenas uma nuvem passageira — ontem na eternidade ela não existia, e amanhã sua existência será esquecida. Nada importa — tudo o que acontece, acontece através da interação automática e inflexível dos elétrons, átomos e moléculas do infinito, de acordo com padrões que são coexistentes com a própria entidade básica. A ideia geral é a de um caleidoscópio com suas infindáveis reorganizações — não há objetivo ou propósito na criação última, visto que tudo é um ciclo repetitivo e incessante de transições do nada de volta ao nada.
No entanto, tudo isso não deve preocupar ninguém. As aspirações do espírito humano, tão comumente citadas pelos teístas, são bonitas o suficiente em si mesmas; e não é preciso ter o trabalho de desmembrá-las e encontrar seus componentes fisiológicos (embora isso seja relativamente fácil de fazer) nem lhes imputar um significado cósmico que, embora poético de imaginar, certamente não é dedutível logicamente de sua existência e características. É mais sensato simplesmente aceitar o universo como ele é, e dar o caso por encerrado. Tudo é ilusão, vacuidade e nulidade — mas o que importa isso? As ilusões são tudo o que temos, então finjamos nos apegar a elas; elas emprestam valores dramáticos e sensações reconfortantes de propósito a coisas que são realmente destituídas de valor e propósito. Tudo o que se pode logicamente fazer é seguir placidez e cinicamente em frente, de acordo com os padrões artificiais e as tradições com os quais a hereditariedade e o meio ambiente nos dotaram. Ele obterá a maior satisfação no final ao manter-se fiel a essas coisas.