Menu fechado

To Zara (Poesia #210)

To Zara

(Dedicado à Senhorita Sarah Longhurst)

Por Edgar A. Poe (?)

Eu te vi na noite de ontem
Sob as gotas de luz amarela
Que caíam de uma lua de papoula
Como notas de uma melodia opiácea distante.
Olhei e suspirei, sem saber o porquê,
Como quando um condor paira no ar,
E pensei que os raios de luar em teu rosto
Eram tímidos para buscar teu repouso.
Ó lugar sagrado! Aragem memorial!
Incompatível com a hora zombeteira
Em que ventos de mirra do lago de Tempe
Agitam-se suavemente, mas não te despertam!
Tua testa límpida, Zara, repousa tão bela
Que não consigo crer que a morte ali persista;
Teus lábios são vermelhos como se tivessem sangue,
Sem indício de icor dos mortos:
Podes tu, a quem o amor consumiu tão tarde,
Jazer presa de vermes — dissolvida, sepultada?
E ele, cujo nome inundava tua face
De êxtases que não podias exprimir;
Será que na imaginação ele te guardará para sempre
Tão bela como és, jamais decaindo,
E sonhando, sobre tuas pálpebras imprimirá
Um tributo à tua formosura?
Ou será que seu pensamento vagará sob
A urna esculpida e a grinalda cinzelada,
Onde ainda — tão ainda — o sudário envolverá
Curvas grotescas e liquefeitas da forma?
Não, Zara, não! Tal beleza reina
Imortal em templos imortais;
Radiante para sempre, sempre carregada
Com os feixes do Aidenn incorruptível,
E nada do que aqui repousa esta noite
Pode perecer aos olhos de um amante.
Onde quer que tua alma, onde quer que teu barro
Possam erguer-se para saudar um novo dia,
Tua segunda alma, a chama de tua beleza,
As canções de alaúdes passionais reclamarão;
Pálida, adorável sombra — tão jovem, tão bela,
A voltear no ar sepulcral —
A voltear onde a vela agoniza
Em meio aos suspiros sufocados de um pranteador!