Menu fechado

Primavera (Poesia #234)

Primavera

Há prodígio na terra e na vaga,

   E um frêmito estranho na veia e no galho,

Pois o riacho e o salgueiro que desabrocha

   Sentem de novo a Presença a caminhar.

Ela veio à moda antiga,

   Como entoam as liras mais gastas,

Mas traz consigo a paixão ancestral

   Que jamais há de envelhecer.

 

Há sussurros de bosques auroras

   Num sangue meio receoso de ouvir,

Enquanto o coral tênue da estrela vespertina

   É um êxtase tocado pelo pavor.

E à noite, onde os espectros das colinas se congregam,

   Brilha a distante chama de Walpurgis,

Que o pastor solitário no vale

   Vê, embora não ouse nomear.

 

E em cada brisa selvagem que desaba

   Dos espaços além do céu,

Há vozes ancestrais chamando

   Para regiões remotas e altas;

Para os jardins de glória élfica

   Que jazem sobre os mares purpúreos,

E mansões de sonho e lenda

   De memórias da infância.

 

Sou chamado onde as alvoradas quietas reluzem

   Sobre pastagens e cristas sulcadas,

E o tordo e a cotovia dos bosques chilreiam

   Baixinho sobre seus ninhos à beira do riacho;

Onde a fumaça da chácara paira,

   E os brotos de ulmeiro prometem sombra,

E um tapete de novo verde recobre

   O chão da clareira na floresta.

 

Sou chamado onde os vales sonham

   Em luz dourada e celestial,

Com empenas de castelos cintilantes,

   E telhados de vilarejo íngremes e luminosos;

Com torres distantes erguidas esguias

   Sobre emaranhados de galhos entrelaçados,

E uma fita de rio vislumbrada vagamente

   Por entre os campos que o lavrador ara.

 

Sou chamado onde um oceano crepuscular

   Lamber os píeres de uma cidade antiga,

E navios dos sonhos em movimento fantasmagórico

   Ficam à âncora, subindo e descendo;

Onde rotas marítimas estreitas e sinuosas

   Sobem íngremes pela penumbra perfumada

De chaminés e telhados coloniais fundindo-se

   Aos galhos de pomares em flor.

 

E quando sobre as ondas encantadas

   A lua e as estrelas aparecem,

Sou assombrado — assombrado — assombrado

   Pelos sonhos de um ano místico;

De um ano há muito perdido na aurora,

   Quando os planetas eram vagos e pálidos,

E os abismos do espaço escancaravam-se

   Para vistas que desvanece e fenecem.

 

Sou assombrado por recordações

   De terras que não eram da terra,

De lugares onde perfeições dementes

   Vieram à luz no horror;

Onde pilónios de ônix se erguiam

   A céus emoldurados de fogo,

E torres e cúpulas incontáveis

   Soerguiam-se sobre torrentes em terraços.

 

Sou chamado a estas regiões inalcançáveis

   Em tons antigos e conhecidos,

Por um coro de legiões fantasmagóricas

   Que decerto foram um dia as minhas —

Mas o feitiço é um encanto efêmero,

   E a terra exerce um fascínio potente,

De modo que jamais conheço a alforria,

   Nem atendo ao chamado da primavera.