Polaris
De H. P. Lovecraft
Pela janela norte do meu quarto, a Estrela Polar brilha com uma luz sinistra. Durante as longas e terríveis horas de escuridão, ela permanece lá. E no outono do ano, quando os ventos do norte amaldiçoam e uivam, e as árvores de folhas vermelhas do pântano murmuram coisas umas para as outras nas primeiras horas da manhã, sob a lua minguante com chifres, eu me sento ao lado da janela e observo aquela estrela. Descendo das alturas, a cintilação de Cassiopeia gira à medida que as horas passam, enquanto a Carruagem de Charles emerge de trás das árvores do pântano encharcadas de vapor que se balançam ao vento noturno. logo antes do amanhecer, Arcturus pisca vermelho acima do cemitério no pequeno monte, e Coma Berenices brilha de forma estranha ao longe, no misterioso leste; mas ainda a Estrela Polar olha para baixo do mesmo lugar no vaulta negra, piscando de forma hedionda como um olho insano que observa, tentando transmitir alguma mensagem estranha, mas que não se lembra de nada, exceto que já teve uma mensagem para transmitir. Às vezes, quando está nublado, eu consigo dormir.
Lembro-me bem da noite da grande Aurora, quando sobre o pântano brilhavam as coruscações chocantes da luz daemonic. Depois dos raios, vieram nuvens, e então eu dormi.
E foi sob uma lua minguante com chifres que eu vi a cidade pela primeira vez. Ela jazia imóvel e sonolenta, em um estranho planalto em uma depressão entre picos estranhos. De mármore eram suas muralhas e torres, suas colunas, cúpulas e pavimentos. Nas ruas de mármore havia pilares de mármore, cujas partes superiores foram esculpidas nas imagens de homens barbudos graves. O ar era quente e não se movia. E acima, a apenas dez graus do zênite, brilhava aquela Estrela Polar que observava. Por muito tempo eu contemplei a cidade, mas o dia não chegou. Quando Aldebaran vermelho, que piscava baixo no céu, mas nunca se punha, havia se movido um quarto do caminho ao redor do horizonte, eu vi luz e movimento nas casas e ruas. Formas estranhamente vestidas, mas ao mesmo tempo nobres e familiares, caminhavam ao ar livre, e sob a lua minguante com chifres, homens falavam sabedoria em uma língua que eu entendia, embora fosse diferente de qualquer idioma que eu já havia conhecido. E quando Aldebaran vermelho havia se movido mais da metade do caminho ao redor do horizonte, houve novamente escuridão e silêncio.
Quando acordei, eu não era mais o mesmo. Em minha memória estava gravada a visão da cidade, e dentro da minha alma havia surgido outra recordação vaga, cuja natureza eu não estava certo naquele momento. Daí em diante, nas noites nubladas, em que eu podia dormir, eu via a cidade com frequência; às vezes sob a lua minguante com chifres, e às vezes sob os raios quentes amarelos de um sol que não se punha, mas que girava baixo ao redor do horizonte. E nas noites claras, a Estrela Polar olhava para mim como nunca antes.
Gradualmente, comecei a me perguntar qual seria o meu lugar naquela cidade no estranho planalto entre picos estranhos. No início, contente em observar a cena como uma presença incorpórea onisciente, eu agora desejava definir minha relação com ela e expressar minha mente entre os homens graves que conversavam todos os dias nas praças públicas. Eu disse a mim mesmo: “Isso não é um sonho, pois por que meio posso provar a realidade maior daquela outra vida na casa de pedra e tijolo ao sul do pântano sinistro e do cemitério no pequeno monte, onde a Estrela Polar olha para a minha janela norte todas as noites?”
Uma noite, enquanto ouvia o discurso na grande praça com muitas estátuas, eu senti uma mudança; e percebi que eu havia adquirido uma forma corporal. E não era um estranho nas ruas de Olathoë, que jazem no planalto de Sarkis, entre os picos Noton e Kadiphonek. Era meu amigo Alos quem falava, e seu discurso era um que agradava à minha alma, pois era o discurso de um verdadeiro homem e patriota. Naquela noite, havia chegado a notícia da queda de Daikos e do avanço dos Inutos; criaturas baixas, hediondas, amarelas que cinco anos atrás haviam aparecido do desconhecido oeste para saquear as fronteiras do nosso reino e, finalmente, sitiar nossas cidades. Tendo tomado os lugares fortificados ao pé das montanhas, seu caminho agora estava aberto ao planalto, a menos que cada cidadão pudesse resistir com a força de dez homens. Pois as criaturas baixas eram poderosas nas artes da guerra e não conheciam os escrúpulos de honra que seguravam nossos homens altos e de olhos cinzentos de Lomar de volta à conquista implacável.
Alos, meu amigo, era comandante de todas as forças no planalto, e nele jazia a última esperança do nosso país. Nessa ocasião, ele falou dos perigos que seriam enfrentados e exortou os homens de Olathoë, os mais bravos dos Lomarianos, a sustentar as tradições de seus ancestrais, que, quando forçados a se mudar para o sul de Zobna diante do avanço da grande camada de gelo (assim como nossos descendentes devem um dia fugir da terra de Lomar), valentemente e vitoriosamente afastaram os Gnophkehs cabeludos, de braços longos e canibais que estavam em seu caminho. Para mim, Alos negou uma parte de guerreiro, pois eu era fraco e propenso a estranhas desmaios quando submetido a estresse e dificuldades. Mas meus olhos eram os mais aguçados na cidade, apesar das longas horas que eu dedicava todos os dias ao estudo dos manuscritos Pnakóticos e da sabedoria dos Pais Zobnarianos; então meu amigo, desejando não condenar-me à inação, me recompensou com aquela tarefa que era a segunda em importância. Para a torre de vigia de Thapnen ele me enviou, lá para servir como os olhos do nosso exército. Se os Inutos tentassem tomar a cidadela pelo estreito passo atrás do pico Noton e, assim, surpreender a guarnição, eu deveria dar o sinal de fogo que alertaria os soldados que esperavam e salvaria a cidade do desastre imediato.
Sozinho, eu subi a torre, pois cada homem de corpo robusto era necessário nos passos abaixo. Meu cérebro estava atordoado com excitação e fadiga, pois eu não havia dormido em muitos dias; no entanto, minha determinação era firme, pois eu amava minha terra natal de Lomar e a cidade de mármore de Olathoë que jaz entre os picos de Noton e Kadiphonek.
Mas, enquanto eu estava na câmara superior da torre, eu vi a lua minguante com chifres, vermelha e sinistra, tremendo através dos vapores que pairavam sobre o vale distante de Banof. E, por uma abertura no teto, a Estrela Polar cintilava, tremendo como se estivesse viva e olhando para mim como um demônio e tentador. Eu pensei que seu espírito sussurrava conselhos malignos, me acalmando para uma sonolência traiçoeira com um ritmo damnable e repetitivo que ele repetia várias vezes:
“Dorme, vigia, até que as esferas
Seis e vinte mil anos
Tenham girado, e eu retorne
Ao lugar onde agora ardo.
Outras estrelas logo se levantarão
Para o eixo dos céus;
Estrelas que acalmam e estrelas que abençoam
Com um doce esquecimento:
Apenas quando meu ciclo estiver completo
O passado perturbará tua porta.”
Em vão, eu lutei contra minha sonolência, tentando conectar essas palavras estranhas com algum conhecimento dos céus que eu havia aprendido com os manuscritos Pnakóticos. Minha cabeça, pesada e girando, inclinou-se para o meu peito, e quando eu olhei para cima novamente, era em um sonho; com a Estrela Polar olhando para mim através de uma janela acima das árvores horrorosas do pântano em um sonho. E eu ainda estou sonhando.
Em minha vergonha e desespero, às vezes eu grito freneticamente, pedindo às criaturas do sonho ao meu redor que me acordem antes que os Inutos subam silenciosamente o passo atrás do pico Noton e tomem a cidadela de surpresa; mas essas criaturas são demônios, pois riem de mim e me dizem que eu não estou sonhando. Eles zombam de mim enquanto eu durmo, e enquanto o inimigo amarelo baixo pode estar se aproximando silenciosamente de nós.
Eu falhei em meu dever e traí a cidade de mármore de Olathoë; eu me proviei falso para Alos, meu amigo e comandante. Mas ainda essas sombras do meu sonho me ridicularizam. Eles dizem que não há terra de Lomar, exceto em minhas imaginações noturnas; que naqueles reinos onde a Estrela Polar brilha alta e vermelha e Aldebaran rasteja baixo ao redor do horizonte, há apenas gelo e neve há milhares de anos, e nunca houve homem, exceto criaturas amarelas baixas, atrofiadas pelo frio, às quais chamam de “Esquimós”.
E, enquanto eu me contorço em minha agonia culpada, frenético para salvar a cidade cujo perigo cresce a cada momento, e em vão tentando sacudir esse sonho anormal de uma casa de pedra e tijolo ao sul de um pântano sinistro e um cemitério em um pequeno monte; a Estrela Polar, maligna e monstruosa, olha para baixo do vaulta negra, piscando de forma hedionda como um olho insano que observa, tentando transmitir alguma mensagem estranha, mas que não se lembra de nada, exceto que já teve uma mensagem para transmitir.